terça-feira, 20 de novembro de 2007

(P:13) Destinos sustentáveis serão priorizados

A responsabilidade do turismo em relação ao aquecimento global e as formas como o setor pode colaborar para enfrentá-lo foram os principais temas de discussão da reunião ministerial da Organização Mundial de TAurismo (UN-WTO).
A reunião foi realizada na última terça-feira, em Londres, durante o World Travel Market. O evento contou com a participação da ministra do Turismo, Marta Suplicy, que destacou os esforços do Brasil no sentido de reduzir emissões por meio do uso de biocombustíveis e do combate ao desmatamento na região amazônica.
A ministra destacou ainda que a decisão do Brasil de priorizar o uso de etanol produzido a partir da cana de açúcar evitou, nestes últimos 30 anos, a emissão de 644 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera e lembrou que o País já reduziu em mais de 50% o nível anual de desmatamento na Amazônia.
Durante o evento, os ministros discutiram a chamada Declaração de Davos, na qual o setor de turismo se compromete a mitigar suas emissões de gases, adaptar empresas e destinos turísticos às mudanças nas condições climáticas, aplicar novas tecnologias para aumentar a eficiência no uso de energia e a arrecadar recursos financeiros para ajudar as regiões e países mais pobres nesses esforços. O texto final da declaração será aprovado na próxima reunião da UN-WTO, entre os dias 22 e 29 de novembro, em Cartagena, na Colômbia.
Os debates realizados deixaram claro que o setor de turismo mundial está consciente da importância de se engajar nos esforços globais de combate ao aquecimento global. Segundo Dermott Blastland, diretor de uma das maiores operadoras de turismo do Reino Unido, a Tui Travel, pesquisas indicam que 59% dos viajantes querem desfrutar de férias que tenham baixo impacto sobre o meio ambiente.

Fonte: http://www.visiteabahia.com.br/noticias.php?id=930

Nenhum comentário: