quinta-feira, 20 de setembro de 2007

(P:03) O lixão mais alto do mundo


Se ninguém fizer nada, Everest corre o risco de virar uma grande lixeira
Redação Portal CONPET03/08/2005O

Everest é a montanha mais alta do mundo, com quase 9 quilômetros de altura. Por isso mesmo, muitos esportistas tentam o grande desafio que é chegar lá em cima. Nem todos conseguem, mas milhares de turistas vão visitar a montanha todos os anos, subindo um pouco ou mesmo indo até o topo. O problema é que a montanha, que fica num pequeno país da Ásia chamado Nepal, tem um ecossistema próprio, que está sendo destruído com a falta de cuidado desses turistas.
Em 1953 a primeira pessoa conseguiu escalar o Everest até o topo. Desde então, foram jogadas mais de 18 toneladas de lixo pelos turistas que vêm tentar repetir a façanha! Isso porque o alpinista tem que carregar mochilas super pesadas com água, comida e outras coisas pra subir a montanha, e conforme usa as coisas e não precisa mais delas, vai deixando todo o lixo pelo caminho para não ter que continuar carregando. É tanta sujeira que há até helicópteros quebrados espalhados pelo monte.
O governo do Nepal de tão preocupado com o lixo criou uma recompensa para quem ajudasse a catá-lo: pagava 15 dólares (mais ou menos 35 reais) para cada garrafinha de oxigênio vazia que fosse recolhida do Everest. Ele também faz expedições especiais só para pegar o lixo jogado. O problema é que o lixo acaba matando os animais, que acabam comendo os restos pensando que é comida e morrem. As plantas também sofrem, pois são contaminadas por produtos tóxicos.
Mas não são só os alpinistas que destroem o Everest. O aquecimento do planeta causado pela grande quantidade de dióxido de carbono (a fumaça que os carros soltam pelo escapamento) produzida em todas as partes do mundo está fazendo com que o gelo que cobre o topo da montanha derreta, ou seja, a montanha mais alta do mundo está encolhendo.
Já na base da montanha existe um novo problema. Um parque ecológico que preserva os animais e plantas da região está ameaçado de extinção, pois com o topo da montanha derretendo, a água está descendo pro parque, que corre o risco de ser alagado.
Por isso é bom lembrar que o Everest é destruído não só por quem vai visitá-lo e o entope de lixo, mas também por todo mundo que usa o carro desregulado, o que além de desperdiçar combustível, joga muito mais fumaça no ar, e assim esquenta o planeta e piora a perigosa situação de um dos mais belos marcos da natureza.
Muitos lugares do Brasil e do mundo estão sofrendo com a presença humana, não só aqueles que estão perto de nós, mas também os ecossistemas mais distantes são afetados.

http://www.conpet.gov.br/noticias/noticia.php?id_noticia=329&segmento

Análise

Um dos problemas mais graves que acontece com a chegada de turistas em uma localidade é o aumento do seu lixo, e se livrar dele se tornou um grande problema mundial. Porém o poder público junto com o privado e comunidade deve encontrar soluções para amenizar este impacto.
Em relação à notícia citada acima, no qual o governo do Nepal estaria pagando recompensas para aqueles que ajudassem a recolher o lixo, é uma atitude ainda insuficiente em vista do tamanho do problema. Também não adiantaria de nada construir uma regra de condutas para tais visitantes, sendo que se esta não for rigorosamente cumprida não haverá maiores conseqüências para o descumpridor.

Propostas

Construir uma regra de conduta, que caso fosse descumprida o visitante pagaria em valores monetários. Mas como saber se tal visitante deixou ou não lixo em tais áreas como parques ecológicos, reservas e etc? Através de fiscalização na entrada de tais locais, assim o encarregado pela fiscalização além do controle do número de visitantes, poderia determinar o que deve ou não deve entrar, analisando quantitativamente o material que posteriormente se transformaria em lixo. Através de blitz ecológicas na entrada, ocorreria também a entrega de lixeiras ecológicas para cada visitante. Na saída o responsável reexaminaria os matérias e os contaria novamente, aplicando a penalidade a aqueles que descumprissem a regra de conduta. Todos visitantes na entrada devem fazer seu registro, possuindo neste, dados pessoais como, por exemplo, o nome completo e número do registro geral constado na carteira de identidade, para que tal fiscalização ocorra com o máximo de organização.

Links interessantes sobre o assunto:
http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm
http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid10.htm
http://www.atibaia.com.br/cidade/topico.asp?topico=34
http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_28/agua8.html
Fonte da imagem: Monte Everest

Nenhum comentário: